PROANTAR

39º Aniversário do PROANTAR

No dia 12 de janeiro de 2021 comemoramos o 39º Aniversário do Programa Antártico Brasileiro.

No dia 12 de janeiro de 2021 comemoramos o 39º Aniversário do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, na Ordem do Dia nº 1/2021 alusiva à efeméride, apresentou um panorama desde a criação do PROANTAR, relembrando o início das atividades brasileiras no Continente Antártico “com a bem-sucedida condução de sua primeira Operação Antártica (OPERANTAR I), permitindo que, em 1983, fosse reconhecido como Membro Consultivo do Tratado”.

Foi ressaltado o trabalho desenvolvido pela Marinha do Brasil para a realização da Operação Antártica ora em curso, a OPERANTAR XXXIX, num momento atípico e desafiador imposto pela pandemia da COVID-19. Mencionou também a utilização, pela primeira vez na região antártica, das recém-adquiridas aeronaves UH-17, ampliando assim a capacidade das operações aéreas embarcadas e conferindo maior flexibilidade às atividades logísticas e o suporte aos projetos científicos do PROANTAR. Destacou, ainda, a criação do Grupo Técnico “POLANTAR”, com a finalidade de identificar oportunidades de aperfeiçoamento da Política Nacional para Assuntos Antárticos.

Por fim, o Comandante da Marinha reafirmou o orgulho do País pelas conquistas alcançadas ao longo de 39 anos de existência do PROANTAR, cumprimentando todos os colaboradores e participantes desta jornada: pesquisadores, militares, diplomatas e funcionários dos distintos Ministérios e Instituições que integram este importante Programa de Estado.

A ocasião foi celebrada também na Estação Antártica Comandante Ferraz, mantendo todos os cuidados exigidos para prevenção da SARS-CoV-2.