PROANTAR

Apoio prestado ao Uruguai

Foram transportados pelo NApOc Ary Rongel e NPo Almirante Maximiano mais de 3 toneladas de carga para a Base Científica Artigas.

No dia 30 de janeiro de 2021 o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) concluiu o apoio logístico prestado ao Instituto Antártico Uruguaio (IAU). Foram transportados pelo NApOc Ary Rongel e NPo Almirante Maximiano mais de 7 toneladas de carga, incluindo materiais de construção, combustíveis e gêneros para a Base Científica Antártica Artigas, também localizada na Ilha Rei George.

Solicitado em função da impossibilidade da presença dos navios uruguaios durante a campanha antártica 2020/2021, o apoio brasileiro às atividades do país vizinho demonstra a grande colaboração existente na realização das tarefas logísticas e trabalhos conjuntos, otimizando assim os meios e recursos nacionais disponíveis na região austral, bem como fortalece o espírito de cooperação previsto e incentivado no âmbito do Tratado da Antártica.

Durante o recebimento do material, no porto chileno de Punta Arenas, e posteriormente na entrega do material na Baía Fildes, na Antártica, todos os cuidados foram tomados para evitar a disseminação da COVID-19 no Continente Branco.