PROANTAR

Lançamento de boia antártica durante a XXXIX OPERANTAR

Uma boia modelo Spotter-V2 foi fundeada nas proximidades da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

Uma boia modelo Spotter-V2 foi fundeada nas proximidades da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), nas coordenadas 62° 12' 34.258" S e 58° 16' 48.180" W, no dia 5 de dezembro de 2020.

Lançada pelo Navio Polar Almirante Maximiano, a boia antártica faz parte de um experimento do Centro de Hidrografia da Marinha em parceria com a Petrobras, no âmbito do Projeto REMO Observacional, com o propósito de monitorar as ondas, o vento e a temperatura da superfície do mar.

Os dados meteoceanográficos coletados estão sendo disponibilizados em tempo real para os Navios Polares e para a EACF, fornecendo, assim, subsídios indispensáveis para apoio às operações da Marinha do Brasil naquela região. As informações são livres e estão disponíveis para toda a comunidade científica, sendo transmitidas pelo Serviço Meteorológico Marinho no site: www.marinha.mil.br/chm/dados-do-goos-brasil/pnboia-mapa

No dia seguinte ao lançamento, foram observados ventos de 40 nós na região, com rajadas de até 69 nós. Tais condições são consideradas extremas, até mesmo para a Antártica.