PROANTAR

Militares do Grupo Base são avaliados no CEFAN antes de seguirem para a EACF

CEFAN realiza avaliação dos oficiais e praças componentes do Grupo-Base Polaris, que irão guarnecer a EACF a partir de novembro próximo.

Nos dias 22 e 23 de setembro de 2020, o Laboratório de Pesquisa em Ciências do Exercício (LABOCE) do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) realizou avaliação dos oficiais e praças componentes do Grupo-Base Polaris, que irão guarnecer a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) a partir de novembro próximo.

A análise dos aspectos físicos e antropométricos dos militares faz parte de um projeto de pesquisa inédito do LABOCE, cujo objetivo inicial é identificar o impacto da missão antártica em variáveis de condicionamento físico e composição corporal, traçando um perfil geral destes parâmetros de saúde antes e depois da missão. Desta forma, será possível conhecer melhor os efeitos do confinamento e das baixas temperaturas daquela região nas características físicas dos participantes, bem como elaborar estratégias de treinamento específicas para esta população. Os militares permanecerão por um ano na Antártica, e serão reavaliados após o término da missão, em dezembro 2021.