PROANTAR

O Grupo-Base (GB) da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF)

O Grupo-Base é composto por militares pertencentes aos quadros da MB, ficando responsável pela manutenção e operação da EACF.

O Grupo-Base é composto por militares pertencentes aos quadros da MB, ficando responsável pela manutenção e operação da estação e o apoio às pesquisas científicas.

Normalmente cada grupo, busca criar uma identificação própria que resulta na personificação dos militares componentes da equipe. O grupo 2020/2021 denomina-se Polaris, em alusão a Estrela Polar do Sul ou Polaris Australis, localizada na Constelação Octans e também conhecida como Sigma Octantis.

Uma das características dessa estrela é estar distante, mas sempre presente.

O Grupo-Base Polaris 2020/2021 é composto pelos seguintes militares:

Newman Alexander VETTORAZZO, Capitão de Fragata, Fuzileiro Naval, 45 anos, natural de São Paulo.

Ingressou na Marinha em 1994 no Colégio Naval e foi declarado Guarda-Marinha em 2000.

Realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo em 2007 e o Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores em 2017.

Exerceu diversas funções dentre elas Oficial de Operações, Oficial de Logística e Imediato de Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais.

Designado para ser Chefe do Grupo-Base Polaris (2020/2021), é o Encarregado geral de todas as atividades realizadas na EACF.

DANIEL Martins GUSMÃO, Capitão de Corveta, Historiador, 43 anos, natural de Salvador – BA.

Ingressou na Marinha do Brasil em 1996 através da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco, tendo embarcado no Monitor Parnaíba e Depósito Naval de Ladário nos anos iniciais de sua carreira.

Após ter realizado a graduação em História e obtido êxito no Curso de Formação de Oficiais foi promovido a primeiro-tenente em 2007 e passou exercer funções de historiador naval na Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.

Realizou diversos cursos ao longo da carreira, onde se pode destacar o de mergulhador autônomo e o mestrado em Arqueologia de Ambientes Aquáticos, formação que possibilitou atuar na gestão do patrimônio cultural subaquático como arqueólogo subaquático da Marinha do Brasil.

Em 2018, embarcou no Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade, onde exerceu a função de ajudante do chefe do destacamento.

Subchefe do Grupo-Base Polaris (2020/2021) é o Encarregado da secretaria, do pessoal e do material, além de auxiliar o Chefe da Estação em diversos outros assuntos.

Bruno SANTOS do NASCIMENTO, Capitão de Corveta, Submarinista, 37 anos, natural de Corumbá – MS.

Ingressou na Marinha do Brasil em 2001, no Colégio Naval e foi declarado Guarda-Marinha em dezembro de 2008. Realizou a XXII viagem de instrução de Guardas-Marinha no Navio-Escola Brasil e em seguida embarcou na Fragata Rademaker.

Após o Curso de Aperfeiçoamento de Submarinos, esteve embarcado nos submarinos Timbira e Tamoio, onde exerceu as funções de Encarregado da divisão de torpedos, chefe de operações e chefe de máquinas, tendo cumprido a marca de 2400 horas de imersão.

Em 2017 foi designado para ser o Encarregado do AvApCo Alte Hess, embarcação de apoio aos cursos relativos à atividade de ensino de mergulho do CIAMA, além de ter participado de diversas MISSILEX e TORPEDEX e apoiar os Submarinos da Esquadra.

Na função de Encarregado de Serviços Gerais do Grupo-Base Polaris (2020/2021), tem como principais atribuições: a coordenação das atividades realizadas na parte externa da EACF, a segurança do pessoal e das instalações, e a supervisão do funcionamento e manutenção de todos dos equipamentos e sistemas da Estação.

JARBA de Souza Salmont Júnior, Capitão de Corveta, Médico, 45 anos, natural de Ipatinga – MG.

Após ter realizado o Curso de Medicina na Universidade Federal Fluminense e a residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na Universidade Federal do Paraná, ingressou na Marinha do Brasil, em 2011, tendo realizado o Curso de Formação de Oficiais no CIAW.

Embarcou inicialmente na Policlínica Naval de Manaus, onde pode realizar diversas missões de assistência social nos Navios de Assistência Hospitalar (NAsH) da região amazonense.

Esteve na Antártica como médico dos Grupos-Base “O Albatroz” (2013/2014) e Poseidon (2016/2017).

Nesta oportunidade pôde integrar o Grupo-Base Polaris, expecionalmente, no período do verão sendo responsável por todas as ações de prevenção ao Sars-CoV-2 no decorrer da OPERANTAR XXXIX.

Nicolle PIMENTEL, Primeiro-Tenente, Médica, 35 anos, natural de Fortaleza - CE.

Após ter realizado o Curso de Medicina na Escola Latino-Americana de Medicina, em Cuba, tendo obtido a revalidação no Brasil Universidade Federal Fluminense (UFF), ingressou na Marinha do Brasil em 2017 e, após o Curso de Formação de Oficiais realizado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, serviu no Hospital Naval Marcílio Dias.

Em 2019, concluiu a Especialização em Ginecologia e Obstetrícia.

É a Médica do Grupo-Base Polaris (2020/2021) e, além de ser encarregada da saúde do Grupo-Base e demais tripulantes da EACF, exerce as funções de relações públicas e as atividades de operação da Agência e Correios da EACF.

André Rodrigues MOURA, SO-MR-SB, 46 anos, natural do Rio de Janeiro – RJ.

Em 1992, ingressou na Marinha do Brasil na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina. Embarcou no NDD Ceará, participando de diversas missões operativas. Em 1997, realizou o Curso de Especialização em Manobras e Reparos e Sinais (MS), tendo em seguida embarcado no NDD Rio de Janeiro.

Realizou o Curso de Formação de Sargentos e Aperfeiçoamento em 2003, e após a promoção à terceiro-sargento embarcou na Fragata Niterói, tendo exercido as funções de Auxiliar do Mestre e Contramestre da Primeira Divisão. Em 2008, realizou o Curso de Subespecialização de Submarinos e serviu embarcado nos submarinos Tupi e Tapajó (2008 à 2013). Participou de diversas comissões, tendo como destaque a “Deployment”, operação com marinhas amigas.

No Comando da Força de Submarinos, exerceu funções de Mestre da Base Almirante Castro e Silva, Patrão da lancha do ComForS e Mestre e Supervisor do Aviso de Apoio Costeiro Almirante Hess.

Ao longo da sua carreira possui mais de 8.000 dias de embarque, 1.300 dias de mar e mais de 5.000 horas de imersão.

Fiel das Embarcações do Grupo-Base Polaris (2020/2021), é responsável pela operação das chatas de carga; pela coordenação das atividades de controle de avarias; sistemas de combate a incêndio (tanques e bombas, hidrantes de água e espuma, sistema de água nebulizada, sistemas fixos, dampers corta fogo e extintores); e por manter o aspecto marinheiro da Estação.

LEANDRO Brum de Deus, SO-MO, 44 anos, natural do Rio de Janeiro - RJ.

Ingressou na Marinha do Brasil em julho de 1994, na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco. Em dezembro de 1999, concluiu o Curso de Especialização em Motores. Após a conclusão do curso embarcou no Aviso de Instrução Aspirante Nascimento, compondo o grupo MO e participando de diversas comissões de instruções na formação de Guardas-Marinha.

Em 2005, realizou o Curso de Formação de Sargentos e aperfeiçoamento. Embarcou no Centro de Armas da Marinha e Escola Superior de Guerra. P

Embarcou no Comando do Primeiro Esquadrão de Escolta, onde exerceu a função de Controlador de Combustível, Lubrificante e Graxas (CLG) das Fragatas Classe Niterói. Em 2016, realizou a missão “Vôo Logístico da Fragata Liberal no Líbano” compondo o seu grupo de manutenção.

Ao regressar do Líbano, embarcou na Fragata Defensora e exerceu a função de Supervisor da Divisão ALFA, trabalhando na reequipagem dos diversos sistemas de bordo, além de ter realizado viagens de destaque nos navios da Esquadra.

Em 2018, embarcou na Fragata Constituição. Neste navio realizou diversas comissões tendo como uma das mais importantes a “Operação Amazônia Azul”.

Encarregado de Motores do Grupo-Base Polaris (2020/2021), é responsável pelas atividades de recebimento, armazenamento, controle e consumo de óleo combustível; cuida da operação dos tanques de armazenamento, de transferência e de serviço; e da manutenção e operação das chatas de transferência de óleo e dos dieseis geradores.

Francisco José CAETANO Alves, SO-EL, 43 anos, natural Chaval – CE.

Ingressou na Marinha do Brasil em julho de 1995, na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco e logo em seguida embarcou no NDCC Mattoso Maia. Realizou diversos cursos, dentre os quais se pode destacar o Curso de Especialização em Eletricidade e Comunicações Interiores. Após o curso, embarcou na Fragata Greenhalgh, trabalhando com geração e distribuição de energia (ECHO-3).

Em 2006, já promovido a sargento, embarcou Submarino Timbira, onde exerceu a função de supervisor da força auxiliar e realizou diversas comissões operativas.

Em 2013 retornou para o Nordeste, tendo embarcado na Base Naval de Natal e seguida no Hospital Naval de Natal, tendo exercido nestas OM a função de Supervisor Eletricista.

Encarregado da Eletricidade do Grupo-Base Polaris (2020/2021), é responsável pelo sistema de monitoramento de energia renovável e pelo funcionamento e manutenção dos geradores, dos aerogeradores, dos painéis fotovoltaicos e do painel elétrico geral.

MÁRCIO Lima dos SANTOS, SO-ET-MEC, 42 anos, natural do Rio de Janeiro - RJ.

Em 1995 ingressou na Marinha do Brasil, na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco. Embarcou no Contra-Torpedeiro Mariz e Barros, tendo realizado diversas comissões operativas. Em seguida, embarcou no Centro de Instrução e Adestramento Almirante Attilá Monteiro Aché.

Realizou o Curso de Especialização de Eletrônica em 2000, embarcando em seguida na Fragata Liberal (F-43) e no NAe São Paulo.

Realizou diversos cursos no âmbito das Forças Armadas, dentre os quais se pode destacar o Curso Especial de Mergulhador de Combate, tendo embarcado em seguida no Grupamento de Mergulhadores de Combate.

Em 2006 realizou o Curso de Formação de Sargentos e de aperfeiçoamento de eletrônica, tendo também participado de competições esportivas de judô representando a Marinha do Brasil.

Na função de Encarregado de Eletrônica da EACF, Grupo-Base Polaris (2020/2021), é responsável pela operação e manutenção dos diversos equipamentos dos sistemas de automação, de informática, de alarmes e sistemas satelitais.

WAGNEY de Souza Oliveira, SO-EL, 42 anos, natural de Belém - PA.

Em 1996, ingressou na Marinha do Brasil através da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará. Logo foi designado para embarcar no Navio Desembarque de Carro de Combate Mattoso Maia. Realizou diversos cursos, dentre os quais pode-se destacar o de Especialização de Eletricidade. Em 2004, foi selecionado para servir no Navio Veleiro Cisne Branco, tendo realizado as comissões “Op Sail” (2004), “Americas Sail” (2005) e “Ano Cultural do Brasil na França” (2006).

Em 2007, já promovido a sargento embarcou na Fragata Defensora e foi instrutor no Aviso de Instrução Guarda-Marinha Jansen.

Participou também de outra missão na Antártica, como membro do Grupo-Base “Endurance” (2015/2016).

Auxiliar do Encarregado de Eletricidade do Grupo-Base Polaris (2020/2021), é responsável pelo funcionamento e manutenção dos quadros elétricos, do compartimento de baterias e dos sistemas de aterramento e de iluminação interna e externa, dentre outras tarefas.

DIÓGENES do Nascimento Silva, 1ºSG-FN-EG, 44 anos, natural de Natal – RN.

Em 1995, ingressou no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, tendo servido inicialmente no Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal. Realizou o Curso de Especialização da Arma de Engenharia de Combate, tendo sido agraciado pela atuação destacada por ter sido o primeiro colocado no curso.

Em 2001, embarcou no Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais e realizou diversos cursos da sua área. Em seguida embarcou no Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra.

Em 2005, realizou o Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos.

Participou também de outra missão na Antártica, como membro do Grupo-Base “Poseidon” (2017/2018).

Encarregado de Viaturas e Tratores do Grupo-Base Polaris (2020/2021), é responsável pela manutenção e operação das viaturas da EACF (trator D-6N, BOBCAT, guindastes, pá carregadeira, retroescavadeira, escavadeira, skidozer, quadriciclos e motos de neve).

DOUGLAS de Souza Fonseca, 1ºSG-MG, 40 anos, natural de Guarapari - ES.

Ingressou na Marinha do Brasil em 1997. Embarcou na Corveta Jaceguai. Em 2002, realizou o Curso de Especialização de Mergulho, tendo sido designado para servir no Departamento de Mergulho da Base Almirante Castro e Silva (BACS), tendo embarcado em diversos meios operativos da Esquadra.

Em 2008 realizou o Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos. Promovido a sargento assumiu a função de Encarregado das embarcações de mergulho da BACS. Em 2014, foi selecionado para embarcar no Navio Veleiro Cisne Branco, tendo participado das comissões “Velas Latino América” e “Tall Ship Race”, esta última realizada na Europa entre as cidades de Belfast, na Irlanda do Norte e Aalborg, na Dinamarca.

Encarregado de Embarcações do Grupo-Base Polaris (2020/2021), é responsável pelo funcionamento e manutenção dos sistemas hidráulicos da EACF, incluindo o tratamento de água potável, de águas cinzas e de esgotos.

Mario Alberto MARQUES Júnior, 1ºSG-CO, 41 anos, natural de Cruz Alta – RS.

Ingressou na Marinha do Brasil em 1998 através do Núcleo de Formação de Reservistas Navais da EAMSC. Promovido a Marinheiro embarcou no Comando do 5º Distrito Naval.

Realizou o Curso de Especialização de Cozinheiros em 2003 e o de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos em 2009.

Embarcou no NAe São Paulo, NDCC Garcia D’Ávilla, NVe Cisne Branco e na SECIRM. Nesta última comissão pode conhecer de perto o Programa Antártico Brasileiro e se voluntariar a participar do processo seletivo para ser cozinheiro da EACF.

Na função de Cozinheiro do Grupo-Base Polaris (2020/2021), é também responsável pelo controle e manutenção do estoque de alimentos.

KLEITON Ferreira Costa, 1ºSG-MG-MEC, 40 anos, natural de Salvador - BA.

Ingressou na Marinha do Brasil em 1999 através do Núcleo de Formação de Reservistas Navais da Base Naval de Aratu. Promovido a Marinheiro, embarcou na Corveta Caboclo.

Realizou os Cursos de Natação de Salvamento e de Especialização de Mergulho, a partir do qual embarcou na Base Almirante Castro e Silva.

Em 2009, concluiu o Curso Especial de Mergulhador de Combate e diversos outros no âmbito das Forças Armadas.

Em 2013, embarcou na Fragata União para participar da United Nations Interim Force in Lebanon (UNIFIL). Anos depois participou também da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) fazendo parte do 26º contingente das Forças Armadas brasileiras no Haiti.

Serviu no CIAMA como instrutor do Curso de Operações Especiais, assumindo a matéria de Mergulho em Circuito Fechado e auxiliando nas matérias de Armamento e Defesa Pessoal.

Auxiliar do Encarregado de Embarcações do Grupo-Base Polaris (2020/2021), é o responsável pela academia, sistema de água quente e caldeiras, bem como das estações e bombas elevatórias. Também é Encarregado da manutenção e operação dos botes, seus respectivos carros de encalhe e motores de popa.

Carlos Pinto LADISLAU, 2ºSG-CN, 36 anos, natural de Nova Iguaçu – RJ.

Em 2005 ingressou na Marinha do Brasil através da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará. Embarcou na Fragata Rademaker, Diretoria de Engenharia Naval, Aviso Hidroceanográfico Fluvial Rio Xingu, Centro de Projetos de Navios e no Comando da Segunda Divisão da Esquadra onde permaneceu até ingressar no Curso de Especialização em Comunicações Navais, em 2009.

Realizou diversos cursos de carreira, tendo como destaque o de especialização em comunicações navais, em 2009; e o de formação e aperfeiçoamento de sargentos em 2015.

Encarregado de Comunicações do Grupo-Base Polaris (2020/2021), tem como principal atribuição prover o enlace das comunicações entre o Continente Branco e o Brasil, além de ser o responsável pela destinação e reciclagem dos resíduos gerados na estação.

Paulo Roberto de Oliveira MOUTINHO, 3ºSG-FN-EF, 37 anos, natural do Rio de Janeiro – RJ.

Ingressou na Marinha do Brasil em 2004, através do Curso de Formação de Soldados realizado no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves. Inicialmente serviu no Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro e 2ºBtlInfFuzNav.

Em 2008, realizou Curso de Especialização de Enfermagem, tendo em seguida retornado para o 2ºBtlInfFuzNav. Participou de diversas comissões operativas, tendo como destaque a realizada em 2011, quando fez parte das Companhias de Combate Terrestre no Haiti.

Serviu ainda no 1ºBtlInfFuzNav, Batalhão de Operações Ribeirinhas e no 3ºBtlInfFuzNav. Realizou também o Curso de Operações Ribeirinhas, Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos e o de Enfermagem e Medicina Operativa.

Enfermeiro do Grupo-Base Polaris (2020/2021), é responsável por auxiliar a médica da EACF, além de atividades administrativas como cuidar dos aspectos relacionados ao conforto, da lavanderia, da biblioteca e do controle de estoque e abastecimento de material de limpeza.

CHARLES Miguel da Cruz Santana, 3ºSG-MO, 34 anos, natural do Rio de Janeiro – RJ.

Em 2007 ingressou na Marinha do Brasil através da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, tendo embarcado logo em seguida no NAeSão Paulo.

Em 2011 realizou o Curso de Especialização em Motores, e em 2017 o de formação e aperfeiçoamento de sargentos em 2017.

Embarcou em diversos navios da Esquadra tais como: Fragata Liberal, Fragata Constituição, NHi Sirius, Fragata Rademaker e no NApOc Ary Rongel. Neste último participou das OPERANTAR XXXIII e XXXIV.

Auxiliar do Encarregado de Viaturas e Tratorista do Grupo-Base Polaris (2020/2021), é responsável pelo funcionamento e manutenção do sistema de ar comprimido, compressores, equipamentos de combate a incêndio, sistema de ventilação e tratamento de ar, unidade recuperadora de calor e dutos em geral.