PROANTAR

O solstício de inverno chegou à EACF

Neste ano o solstício de inverno ocorreu em 21 de junho às 0h32min, iniciando um fenômeno da astronomia que marca o início do Inverno.

Neste ano o solstício de inverno ocorreu em 21 de Junho, exatamente, às 0h32min, iniciando um fenômeno da astronomia que marca o início do Inverno.

A palavra solstício é oriunda do latim e significa sol parado. Os astrônomos do passado analisaram os caminhos que o Sol fazia no céu e verificaram que o local em que o sol se encontrava no céu ao meio-dia modificava a cada dia: ficava cada vez mais alto e, então, parava; depois ia ficando cada vez mais baixo e parava novamente para tornar a subir, e assim por diante. Essas paradas correspondem, justamente, aos solstícios de verão (mais alto) e de inverno (mais baixo).

Trata-se do dia do ano em que ocorre o maior período de noite no Hemisfério Sul e, consequentemente, o menor período de luminosidade, ou seja, a partir do solstício de inverno, a luz do sol começa gradativamente a iluminar cada vez mais as terras do hemisfério sul no decorrer dos dias.

De forma costumeira, as estações na Antártica costumam trocar mensagens, fotos ou vídeos em comemoração ao Midwinter Day, por ser considerado como um marco de renovação, pois, a partir dele, os dias começam a se estender e o que simboliza a  renovação da esperança por tempos melhores. O Midwinter Day é tido como o dia mais importante na Antártica.

Como parte das celebrações a Estação Antártica Comandante Ferraz confeccionou e enviou a todas as Estações Antárticas o seu Greeting Card, com uma mensagem augurando sucesso na missão e de dias cada vez mais iluminados.

                            O vídeo foi produzido pelo SO-MG DOUGLAS de Souza Fonseca integrante do Grupo-Base Polaris 2020/2021